Close

1º Ciclo - Iniciação Musical

Destinado a alunos que frequentam o 1º ciclo do ensino básico, a iniciação musical constitui uma importante oferta educativa no que se refere ao desenvolvimento de competências como acuidade auditiva e sensorial, sentido rítmico, melódico e harmónico, lateralidade, coordenação motora, capacidade de execução instrumental e vocal, compreensão do grafismo musical e improvisação.


Tem como finalidades contribuir para o desenvolvimento global e harmonioso da criança e promover o seu desenvolvimento musical, ao nível da percepção auditiva, criatividade, memória, capacidade de concentração, expressividade e do sentido estético-musical e artístico. Pretende também enriquecer o património musical da criança, incutir a importância do saber estar em silêncio para escutar e promover o prazer de aprender e tocar música em grupo, contribuindo assim para a sociabilidade da criança.

Através de atividades de exploração musical, que envolvem a escuta e o canto, a criança vai construindo a sua identidade e enriquecendo o seu reportório e vocabulário musical,  aprendendo a identificar e a criar, com base nos diversos aspetos que caracterizam os sons. Estas vivências proporcionam a aquisição dos conceitos básicos da música e uma preparação sólida para uma eventual admissão, no 5.º ano de escolaridade, num curso básico de música, na área vocacional.



Pedido de Informações

Precisa de ajuda? Quer saber mais? Não hesite.

Pedir informações