Close

10 Março, 2018

Concerto Capella Patriarchal no Festival de Música do Centro

No passado dia 09 de Março, o Grande Auditório do CMAC (em Fátima) encheu-se para receber o Quarteto Vocal e Órgão, o grupo Capella Patriarchal. Este foi o segundo Concerto do Ciclo de Concertos do Festival de Música do Centro, promovido pelo Conservatório de Música e Artes do Centro.

Os olhos estiveram postos no grupo, um concerto um pouco diferente do que podemos estar habituados a ouvir, mas que despertou curiosidade do olhar atento do público.

O programa incluiu uma polifonia vocal sacra e música para órgão do final do século XV, nomeadamente  “O Livro de S. Vicente”.  O concerto foi composto por obras para órgão de António Carreira (pai de Frei António Carreira) e obras do Frei António Carreira, que foram tocadas no órgão construído por Dinarte Machado em 2015, sendo uma réplica com algumas adaptações de um órgão histórico da Igreja Matriz das Lajes, Pico-Açores, de Machado e Cerveira.

O grupo foi criado em 2006 contando com diversas apresentações em Portugal, Espanha e Alemanha, este agrupamento é um projecto destinado fundamentalmente à divulgação dos tesouros da música sacra portuguesa. Tendo origem no trabalho de João Vaz em relação à música de órgão portuguesa dos séculos XVI a XIX, através do estudo directo das fontes, aborda a música vocal, contando para isso com a colaboração de cantores especialmente dedicados a este tipo de repertório.

1 3 4 5 7 6 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *